fbpx
Comece agora
Curso Online

Sigilo Psicológico: Quando e Como Quebrar

Saiba quando um psicólogo pode (ou deve) quebrar o sigilo psicoterapêutico e aprenda a maneira mais ética de conduzir esse processo.
2 horas 257 alunos assistindo
Curso por Murillo Rodrigues dos Santos
Sigilo Psicológico: Quando e Como Quebrar
Por que realizar este curso?

Você sabia que em alguns casos a quebra do sigilo profissional se torna obrigatório, de acordo com o Código de Ética de Psicologia?

Porém, lidar com situações que exigem a quebra de sigilo entre você e seu paciente é uma situação complicada e muito delicada. Não agir da forma correta pode trazer várias consequências, podendo até fazer com que você perca o direito de exercer a profissão.

O sigilo profissional é um dever do psicólogo, mas neste curso, o instrutor Murillo Rodrigues te ensina como fomentar a confiança terapêutica, proteger a intimidade e garantir a segurança física e psicológica do paciente, de uma forma muito didática.

Para quem é direcionado o curso?
Uma das maiores dúvidas dos profissionais da Psicologia é em relação a quebra do sigilo profissional. Pensando nisso, preparamos esse curso para você psicólogo que quer entender melhor em quais casos o Código de Ética autoriza essa quebra. E para os estudantes de Psicologia que já sabem a importância do sigilo profissional e pretende iniciar a prática entendendo do assunto.

Qual o objetivo do curso?
Este curso é direcionado para estudantes de Psicologia e psicólogos clínicos que desejam aprender em quais momentos é dever do psicólogo a quebra de sigilo, e como fazer de forma ética.

O que vou aprender?
Todo psicólogo tem a obrigação de garantir o sigilo profissional aos seus pacientes, o que pouco se fala é em quais situações o profissional precisa quebra-lo o que deixa muitos psicólogos inseguros ao pensar nesta questão. Por isso, nesse curso você irá aprender:

- Os princípios do sigilo terapêutico, para que eles servem;
- Entender o sigilo profissional de acordo com o Código de Ética, quais artigos falam sobre o assunto;
- O que é o sigilo interprofissional;
- Princípio da Ética Hierarquista: entenda sobre esse princípio e quando usá-lo;
- Contrato terapêutico: aprenda o que é, como pode ser feito e aplicar em questões práticas;
- Como pode ser feito um Registro Documental e Prontuário de Clientes;
- Exemplos de casos de quebra de sigilo terapêutico.

Como emitir o certificado do curso?

Para emitir o certificado é necessário realizar todo o curso, incluindo aulas e atividades. Concluído 100% do curso já estará disponível imediatamente. 

Os nossos certificados são aceitos pela maioria das empresas do Brasil. Você também poderá adicionar esse certificado no seu currículo e Linkedin com o objetivo de melhorar sua colocação profissional.

Além disso, o certificado também é aceito por todas as universidades brasileiras para fins de horas complementares.

Como tenho acesso ao curso?

A plataforma da Psicologus é a maior plataforma de cursos online para psicólogos e estudantes de Psicologia, com mais de 1.500 alunos por todo o Brasil. É a "Netflix" da Psicologia.

Com uma assinatura você poderá ter acesso a todos os cursos disponíveis na plataforma, pagando apenas R$9,90 nos 3 primeiros meses, de maneira ilimitada. Faça quantos cursos quiser, quantas vezes quiser.

Para conferir todos os cursos disponíveis na plataforma, clique aqui. Lembrando que temos lançamentos todos os meses!

Para se cadastrar na plataforma começar a assistir nossos cursos imediatamente, clique aqui!

Instrutor(a) do curso
Murillo Rodrigues dos Santos
Murillo Rodrigues dos Santos
Psicólogo (CRP 09/9447) graduado pela PUC, com período sanduíche na Universidad Católica del Norte (Chile), mestrado em psicologia pela UFG, cursa doutorado em psicologia clínica e cultura pela UNB. Possui formações pela Fundación Botín (ESP), Brown University e Harvard University. Psicólogo clínico e organizacional, diretor executivo do Instituto Brasileiro de Psicologia.
Reconhecimento do aprendizado
Certificado
Este curso emite certificado
Obtenha reconhecimento oficial pelo seu conhecimento e compartilhe seu sucesso em seu currículo.