fbpx
Comece agora
Curso Online

Manejos clínicos em demandas de relacionamentos abusivos

O relacionamento abusivo/tóxico é caracterizado por uma disparidade de poder dentro da relação, ou seja, um dos membros desta relação está tendo muitos prejuízos para que o outro tenha mais vantagens e dominância. Geralmente trata-se de uma relação unilateral. Sabendo disso, este curso irá te guiar para uma perspectiva clínica de como auxiliar e identificar pacientes que se encontram em um relacionamento desta natureza.
3 horas 83 alunos assistindo
Curso por Larissa de Pontes Teixeira Alhadef
Manejos clínicos em demandas de relacionamentos abusivos
Por que realizar este curso?

É muito comum chegar até a clínica demandas de pacientes que se encontram em uma relação considerada abusiva/tóxica. Normalmente, este paciente se encontra em uma período de muita fragilidade, onde não percebe ou não consegue sair da relação abusiva. Por isso, o trabalho do psicólogo clínico com esse sujeito será de extrema importância, para auxiliá-lo de maneira ética e acolhedora.

Este curso foi desenvolvido para estudantes de Psicologia que desejam desde já se capacitarem no assunto e para psicólogos clínicos que sabem da importância de estarem preparados para auxiliar de maneira correta pacientes que estão em relacionamentos abusivos/tóxicos.

Objetivos do curso:
O curso tem como objetivo capacitar profissionais da Psicologia no manejo clínico das demandas de relacionamentos abusivos, trazendo uma vasta explicação de conceitos, observações, ações e objetivos para te orientar com pacientes que viveram/vivem essa realidade.

Neste curso você irá aprender:
Você sabe o que é Red Flags? ou Gaslighting? ou até Trauma Bonding? Estes são alguns dos conceitos ligados a dinâmica do relacionamento abusivo. No curso, iremos te ensinar o que são esses conceitos e alguns outros que são de extrema importância para o profissional que irá conduzir este paciente. Além disso, você irá aprender:
- As definições do que é relacionamento abusivo;
- Como estes relacionamentos se estabelecem;
- Como identificar o abuso e qual o perfil comum do abusador;
- As características do relacionamento abusivo;
- Quem é a vítima e como ela chega na psicoterapia;
- O perfil comum da vítima;
- Os sinais de vitimização do relacionamento abusivo;
- Como fazer uma psicoeducação;
- Cuidados importantes que o profissional precisa ter com o paciente;
- O que fazer se este paciente for o abusador;
- Uma introdução a terapia para casos de relacionamento abusivo;
- E muito mais!

Ao final deste curso você estará capacitado para identificar e auxiliar quando estiver diante de pacientes vítimas de relacionamentos abusivos ou diante do abusador.
Instrutor(a) do curso
Larissa de Pontes Teixeira Alhadef
Larissa de Pontes Teixeira Alhadef
Psicóloga clínica. Formada pela Universidade Federal do Ceará e pós-graduada em Terapia Cognitivo-Comportamental. Interessada em temas como gênero e violência contra a mulher. https://www.linkedin.com/in/larissa-teixeira-066983133/
Reconhecimento do aprendizado
Certificado
Este curso emite certificado
Obtenha reconhecimento oficial pelo seu conhecimento e compartilhe seu sucesso em seu currículo.