fbpx
Comece agora
Curso Online

Introdução à Psicopatologia

Antes de saber fazer um diagnóstico de Transtorno Mental, é muito importante que o profissional saiba primeiramente avaliar seu paciente como um todo, entendendo quais são as funções cognitivas e quais são as alterações apresentadas. A partir disso, você será capaz de dar um bom diagnóstico e conseguir trazer o melhor tratamento diante do que foi identificado
7 horas 115 alunos assistindo
Curso por Maiara de Bom Minatto
Introdução à Psicopatologia
Por que realizar este curso?

Sabemos que existem muitas dúvidas e críticas quando falamos de psicopatologia, especificamente aos psicodiagnósticos. Qual a importância de estudar a psicopatologia? Será que psicólogo realmente pode dar diagnóstico? Como fazer um diagnóstico correto? Como eu posso tratar meu paciente que recebeu o diagnóstico de algum Transtorno Mental sem que isso o limite? 

Muitas dessas perguntas percorrem a prática clínica, principalmente em se tratando de profissionais que estão iniciando a sua prática. O medo do diagnóstico errado é bem comum, com isso a insegurança desses profissionais. Mas, muito antes de qualquer bom diagnóstico, é fundamental que este profissional saiba avaliar seu paciente como um todo, levando em consideração todas as alterações apresentadas ao longo do acompanhamento clínico.

Por isso, estudar inicialmente o que é a psicopatologia, seus critérios normativos, semiologia, saber avaliar as funções cognitivas é muito importante para conseguir orientar e trazer o melhor tratamento para seu paciente. Além disso, ter uma visão crítica dos psicodiagnósticos.

Este curso será a sua base inicial para qualquer estudo relacionado a psicopatologia. Pois, antes de te apresentar os Transtornos Mentais, iremos te apresentar a ciência da psicopatologia. E segundo Dalgalarrondo (2008),  a psicopatologia seria um conjunto de conhecimentos referentes ao adoecimento mental do indivíduo. É uma ciência autônoma que busca ser sistemática, elucidativa e desmistificante. 


Para quem é direcionado o curso?

O curso é direcionado para estudantes de psicologia e psicólogos que desejam aprender mais sobre psicopatologia. Com a finalidade de ensinar a avaliação do paciente como um todo, entendendo as alterações e funções cognitivas e a partir disso fazer um bom diagnostico e conseguir tratar e ajudar o paciente.

 

Objetivo do curso?

Este curso tem como objetivo trazer uma introdução da Psicopatologia. Abordando os conceitos, critérios normativos, semiologia, experiências e estratégias para te orientar no estudo da psicopatologia e conseguir trazer o melhor tratamento diante do que foi identificado

 

O que você irá aprender?

  • Conceito da psicopatologia;
  • Aplicação e relevância da psicopatologia;
  • Marcos históricos da psicopatologia;
  • Critérios normativos de saúde e doença;
  • Pratica semiológica em saúde mental / Avaliação semiológica;
  • Exame do estado mental;
  • Avaliação das funções cognitivas;
  • Psicopatologia nos dias atuais;
  • Uma visão crítica dos psicodiagnósticos;
  • E muito mais!

Ao final deste curso você terá conhecimento amplo da base da psicopatologia, entendendo o funcionamento e suas aplicações.

Instrutor(a) do curso
Maiara de Bom Minatto
Maiara de Bom Minatto
Psicóloga, pós-graduada em Saúde Pública e estudante de Medicina (futura psiquiatra?). Psicoterapeuta e Consultoria Online de mulheres. Minha clínica tem influência do feminismo e da psicologia crítica. Conteúdos no insta @maiaraminatto
Reconhecimento do aprendizado
Certificado
Este curso emite certificado
Obtenha reconhecimento oficial pelo seu conhecimento e compartilhe seu sucesso em seu currículo.