fbpx
Comece agora
Curso Online

Atuação clínica diante de demandas contemporâneas de jogos digitais

Os jogos digitais são uma das formas de entretenimento de maior sucesso na atualidade. A alto consumo dessa mídia levanta preocupações quanto a utilização saudável desse entretenimento e existem muitos casos, principalmente entre crianças e adolescentes, que dedicam horas dos seus dias com os games e começam apresentar prejuízos em diversos âmbitos da vida. Dessa maneira, este curso tratará sobre aspectos teóricos e práticos sobre a dependência de jogos digitais, auxiliando os profissionais da psicologia a lidar com as demandas clínicas que envolvem esse fenômeno.
5 horas 26 alunos assistindo
Curso por Alexandre Crispim Pires Doia
Atuação clínica diante de demandas contemporâneas de jogos digitais
Por que realizar este curso?

            Não é difícil encontrar pais que afirmam que seus filhos “passam o dia todo” jogando algum tipo de jogo digital. Esse fenômeno gera uma certa preocupação, pois, caso não haja limites para um uso saudável, uma série de prejuízos podem decorrer dessa prática, seja em atividades escolares, na faculdade, nos relacionamentos, entre outros.

Um dos motivos que favorecem essa apreensão é o fato de os jogos digitais serem uma das formas de entretenimento mais consumidas na atualidade, seja por crianças, adolescentes ou adultos. Esse entretenimento é altamente estimulante e há uma série de fatores, desde a estrutura do jogo até aspectos mercadológicos, que incentivam o seu uso.

Nos últimos anos, devido a recorrência de casos de indivíduos que se envolvem intensamente com esse entretenimento, esse fenômeno se tornou uma questão de saúde debatida e pesquisada, podendo até mesmo ser classificado como uma dependência comportamental, segundo a última revisão da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID-11) da Organização Mundial da Saúde.

Dito isso, este curso se propõe a discutir a dependência de jogos digitais, principalmente no âmbito e manejo da clínica psicológica, para que o profissional possa ter um maior conhecimento em demandas que envolvam esse fenômeno. 

Para quem é este curso:

 Este curso é direcionado a psicólogos, psicólogas e estudantes de psicologia que querem aprender mais sobre a dependência de jogos digitais em seus aspectos teóricos e práticos. 

Neste curso você irá aprender: 

  • A maneira como os jogos digitais incidem sobre a constituição dos indivíduos;
  • Como o mercado dos jogos incentiva o uso desse entretenimento;
  • O histórico e o atual diagnóstico sobre a dependência em jogos digitais;
  • Os prejuízos e comorbidades mais recorrentes que envolvem esse fenômeno;
  • Prevenção e tratamento na clínica de psicologia;
  • E muito mais!
Ao final deste curso você será capaz de compreender como os jogos digitais pode se tornar uma dependência e a partir disso auxiliar o seu paciente frente as demandas clínicas que envolvem esse fenômeno.
Instrutor(a) do curso
Alexandre Crispim Pires Doia
Alexandre Crispim Pires Doia
Doutorando no Programa de Estudos Pós-graduados em Educação: História, Política, Sociedade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Mestre em Psicologia pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal de Goiás (2017). Graduado em Psicologia (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade Federal de Goiás (2013).
Reconhecimento do aprendizado
Certificado
Este curso emite certificado
Obtenha reconhecimento oficial pelo seu conhecimento e compartilhe seu sucesso em seu currículo.