29/3/2025
299
O I Simpósio de Atualizações em Neuropsicologia tem como objetivo reunir profissionais e estudantes para explorar as mais recentes tendências, técnicas e ferramentas no campo da neuropsicologia. A programação é voltada para a prática clínica e abordará temas essenciais, como:
Aprenda com o autor do Programa de Intervenção Turma do Luria e a autora dolivro Cognição Social: Um guia para a compreensão das bases do comportamento social.
Importante: As aulas serão disponibilizadas por 60 dias após o evento (sem prorrogação no prazo).
Professor: Fernando Silveira
Possui graduação em Psicologia e especialização em Neuropsicologia pelo CEPSIC – HCFMUSP. Mestre e doutor em Psicologia pela Universidade São Francisco/SP, com área de concentração em Avaliação Psicológica, bolsista pela CAPES. Diretor Clínico e psicoterapeuta na Clínica Luria - Espaço Terapêutico, Desenvolvimento e Pesquisa, atuando na avaliação neuropsicológica e estimulação de indivíduos com atraso no desenvolvimento, no tratamento do Transtorno do Espectro Autista (TEA), nos transtornos de aprendizagem e alterações comportamentais, assim como na avaliação e reabilitação neuropsicológica de adultos e idosos. Atualmente, é coordenador das especializações em Neuropsicologia, Neuropsicopedagogia Clínica e institucional, Psicologia do Neurodesenvolvimento e Aprendizagem, bem como em Intervenção ABA aplicada ao TEA e Transtorno do Desenvolvimento Intelectual no Instituto de Pós-graduação e Graduação de Goiânia/GO – IPOG, onde também desempenha a função de professor e supervisor de estágio profissional. É autor do Turma da Luria: Guia Prático de Intervenção Infantil pela Editora Vetor.
Aula: Avaliação e Reabilitação Neuropsicológica
A aula tem como objetivo fomentar uma discussão a respeito dos principais conceitos que norteiam a neuropsicologia. Ao lado disso, visa debater a respeito das práticas em reabilitação neuropsicológica, principalmente no que tange seus objetivos, cientificidade, procedimentos técnicos e eficácia terapêutica.
Professor: François Jean Delaere
Psicólogo. Especialista em Neuropsicologia (Conselho Federal de Psicologia). Mestre em Psicologia das Aprendizagens e Deficiências pela Université Libre de Bruxelles, Bélgique. Fundador e supervisor do Centro de diagnóstico e reabilitação Glia-neuropsicologia no Rio de Janeiro. Supervisor do Serviço de Neuropsicologia do Centro de Epilepsia do Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer (IECPN). Pesquisador e professor de pós-graduação.
Aula: Neuroimagem Aplicada a Neuropsicologia Clínica
Explorar a importância da neuroimagem como ferramenta complementar na prática neuropsicológica. Discutiremos como identificar padrões estruturais em exames de neuroimagem e correlacioná-los às funções cognitivas, proporcionando um olhar integrado entre alterações cerebrais e manifestações clínicas. Serão apresentadas as principais escalas utilizadas na avaliação de quadros neurodegenerativos, além de uma discussão prática de caso clínico, promovendo a aplicação dos conhecimentos teóricos no contexto real.
Professora: Tatiana Mecca
Psicóloga. Doutora, com Pós-Doutorado em Ciências do Desenvolvimento Humano pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Professora do Departamento de Saúde Mental da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Pesquisadora colaborado do TEAMM-UNIFESP.
Aula: Avaliação da Cognição Social e sua contribuição para a Neuropsicologia Clínica
Conceito e taxonomia da cognição social bem como sua compreensão como uma característica transdiagnóstica. Serão discutidos os desafios da sua avaliação na clínica em neuropsicologia.
Professora: Samanta Cremon
Formada em Psicologia com especialização das áreas de Psicopedagogia, Psicomotricidade, Neuropsicopedagogia e Neuropsicologia. Trabalho na área de avaliações psicológicas desde 2004. Docente no Centro Universitário Eniac em Guarulhos no curso de Psicologia e Supervisora de estágio na Clínica Escola nas áreas de Psicodiagnóstico, Ludoterapia e Terapia Infantojuvenil. Possui dois projetos chamados InfoApren e SSCremon.
Aula: Avaliação Neuropsicológica do TEA em crianças
Atualizações sobre o Transtorno do Espectro Autista de acordo com o DSM 5 TR e CID 11. Além disso, será trabalhado informações sobre da elaboração do processo de avaliação neuropsicológica e apresentação de um instrumento para a intervenção ao quadro relacionado.
Professora: Rachel Dias
Neuropsicóloga pela USP, Especialização em Psicogeriatria e Mestrado em Saúde Mental pelo IPUB/UFRJ, Professora de Pós-Graduação pelo IPOG e há 7 anos empreendendo, capacitando e inspirando outras profissionais no atendimento da pessoa idosa.
Aula: Neuropsicologia e Estimulação Cognitiva do público idoso
A estimulação cognitiva é uma ferramenta poderosa para preservar a autonomia e qualidade de vida dos idosos, mas sua aplicação prática exige estratégias precisas e embasadas na neuropsicologia. Nesta palestra, você descobrirá como superar os principais desafios da intervenção, desde a personalização do atendimento até a adesão do paciente, explorando abordagens baseadas em evidências que potencializam os resultados. Prepare-se para transformar obstáculos em oportunidades e oferecer um atendimento mais eficaz, humanizado e centrado nas reais necessidades cognitivas dos idosos.
Professora: Victória Faraj
Psicóloga pela Universidade Metodista de São Paulo. Consultora de Avaliação Psicológica na Vetor Editora. Certificada nos Testes Palográfico, PMK entre outros. Certificação internacional no curso Innovation Experience. Atual responsável pelo atendimento da Nesplora no Brasil.
Aula: Nesplora: Avaliação Neuropsicológica através da Realidade Virtual
O futuro é cada vez mais tecnológico e isso também abraça a avaliação. Há caminhos e benefícios para nós, avaliadores, a fim de que a avaliação possa ter cada vez mais precisão diagnóstica, interventiva, e mais, termos uma avaliação mais ecológica. Assim, discutiremos as possibilidades e desafios na avaliação neuropsicológica por meio de realidade virtual (RV) desenvolvendo um raciocínio clínico sobre essa modalidade que tem muito a contribuir.
Na modalidade streaming você paga um valor mensal por recorrência ou parcelamento no plano anual e tem acesso a todos os cursos on-line disponíveis no Streaming, igual a serviços como Netflix ou Spotify. Você poderá assisti-los quando e quantas vezes quiser. Os cursos também possuem atividades e materiais complementares e contam com emissão de certificado ao final.
Os cursos avulsos são vendidos separadamente. Os cursos são 100% on-line e podem ser assistidos quando e onde quiser durante 12 meses após a compra.
Os eventos ao vivo acontecem na modalidade síncrona (ao vivo) nas datas previamente estabelecidas. Ao realizar a sua compra você tem acesso ao programa do curso e respectivos links para acesso no card de curso enviado após a compra.
Com certeza vale a pena! Nossos cursos são desenvolvidos para profissionais, porém estudantes que se dedicam constantemente a cursos e especializações têm muito mais chances de sucesso na carreira. Nossos certificados também contam como horas extracurriculares na faculdade.
Nós acreditamos que as avaliações fazem parte do aprendizado e devem condizer com a prática. Nossas avaliações são feitas todas online pelos alunos, onde eles têm a chance de realizar exercícios práticos sobre cada tema, na maioria das vezes com materiais de apoio que disponibilizamos para download.
Sim, os certificados da Psicologus são reconhecidos pelas maiores universidades e empresas do Brasil.
Em todas as compras o cliente tem direito, com base na Lei de Arrependimento prevista no Código do Consumidor, ao arrependimento de compra no prazo de 7 dias e o reembolso do pagamento.
Para mais dúvidas entre em contato pelo e-mail contato@psicologus.com.br