Qual a diferença entre psicologia e neuropsicologia?

Piscologia e neuropsicologia podem soar parecidas, certo? No entanto, essas duas áreas se complementem a neuropsicologia é uma área de trabalho muito importante. Confira a seguir as principais diferenças entre essas duas abordagens e como o neuropsicólogo e o psicólogo podem trabalhar juntos!

O que é neuropsicologia?

A neuropsicologia é uma especialidade da psicologia que estuda o sistema nervoso e transtornos psicológicos com causas neurológicas. Dessa forma, o neuropsicólogo trabalha identificando e tratando casos como perda de memória, problemas de fala e socialização, distúrbios de atenção e aprendizado e dificuldades de raciocínio por exemplo.

Quem atua nessa área tem como objetivo entender as funções cerebrais e como isso afeta o desenvolvimento cognitivo do paciente. O neuropsicólogo geralmente faz a avaliação destes problemas e, junto a outros profissionais, como médicos, terapeutas ocupacionais e psicólogos de outras especialidades, encaminha o paciente para um tratamento adequado.

O neuropsicólogo pode trabalhar em um consultório próprio ou em clínicas, hospitais, centros de reabilitação ou até mesmo na área forense, fazendo o diagnóstico para avaliar danos neuropsicológicos em vítimas de casos na justiça. Em geral, o profissional precisa concluir uma especialização de dois anos após a graduação para se tornar neuropsicólogo.

O que muda entre a psicologia e a neuropsicologia?

O trabalho do psicólogo é focado em identificar e tratar transtornos emocionais, comportamentais ou de personalidade. Problemas como ansiedade e depressão são alguns dos mais comuns. Dessa forma, o psicólogo trabalha criando estratégias para que os pacientes possam enfrentar esses problemas e realizam o acolhimento e compreensão emocional dos sentimos do paciente.

Por outro lado, a neuropsicologia avalia comportamentos relacionados a alterações cerebrais, e os impactos cognitivos que isso causa no paciente. No entanto, em muitos casos, o neuropsicólogo trabalha junto com o psicólogo pois pessoas afetadas por problemas neurológicos também podem acabar sofrendo de transtornos emocionais, principalmente quando esses problemas causam um grande impacto negativo na vida do paciente.

Crianças com dificuldades de aprendizado, adultos com problemas de memória, pessoas com dificuldades de fala e socialização, por exemplo. Em todos esses casos, pode acontecer de o paciente sentir emoções negativas por conta de sua condição e isso desencadear problemas emocionais mais profundos. Por isso, é importante que o neuropsicólogo saiba quando encaminhar seu paciente também para a psicoterapia.

Como o neuropsicólogo pode se preparar para atuar nessa área?

A neuropsicologia é um campo complexo, por isso é importante que o profissional saiba como se preparar para esse trabalho. Assim, estudar muito e se dedicar a aprender todos os detalhes dessa profissão é muito importante para ter um bom desempenho e ajudar os pacientes da forma correta.

Um bom neuropsicólogo, assim como qualquer profissional da área da psicologia, precisa desenvolver algumas habilidades principais como:

  • Ter empatia;
  • Saber ouvir;
  • Ser atento a sinais físicos e emocionais dos pacientes;
  • Saber analisar dados de pesquisas sobre essa área;
  • Estar sempre disposto a aprender mais e se aprofundar neste tema.

Para te ajudar a conhecer mais sobre a neuropsicologia, trouxemos o curso Capacitação em Neuropsicologia. O curso apresenta os fundamentos essenciais das neurociências para a compreensão da neuropsicologia, proporcionando conhecimentos  para capacitar o psicólogo na identificação, investigação e intervenção segura para a atuação clínica. Acesse já e confira este conteúdo especial!

psicologus psicologus