Comece sua carreira profissional nas oportunidades

Se você está na faculdade e quer ter sucesso como psicólogo, saiba que o momento que você está vivendo é o mais importante! Afinal, toda a sua carreira profissional começa agora. Por isso, é fundamental que o estudante de psicologia conheça outras formas de aprender e crescer no mercado.

Para te ajudar a construir sua formação profissional além da faculdade, trouxemos algumas dicas imperdíveis para você que é estudante! Confira a seguir e bons estudos.

Por que desenvolver a carreira profissional ainda na faculdade?

Pensar que a carreira começa só depois da graduação é um erro muito comum entre os universitários. Porém, se você está na faculdade, ainda dá tempo de se organizar e começar a preparar seu plano para ingressar no mercado de trabalho! Se você vai se formar em psicologia, deve estar ligado em tudo que está acontecendo nessa área para se destacar no mundo profissional.

Além disso, o estudante que se prepara com antecedência consegue organizar melhor a vida pessoal e profissional. Dessa forma, você não precisa abrir mão dos momentos de lazer para focar 100% em trabalho e estudos, pois afinal você está começando a se preparar antes e com tranquilidade.

Quer mais um motivo para aproveitar o período da faculdade para se desenvolver profissionalmente? Muitos eventos, palestras, congressos e simpósios têm descontos especiais para estudantes. Por isso, não perca tempo enquanto está na faculdade e aproveite para economizar e aprender muito!

Como preparar sua carreira profissional durante a graduação em psicologia?

Agora que você já entendeu porque usar o período da faculdade para desenvolver sua carreira profissional é tão importante, confira essas dicas para começar a sua preparação agora mesmo.

Comece a construir sua rede de contatos profissionais

O primeiro passo para ter uma carreira de sucesso é ter uma boa rede de contatos na área da psicologia. A construção dessa rede recebe o nome de networking, uma expressão muito utilizada no mundo dos negócios. Fazer networking significa simplesmente ter uma boa relação profissional com outras pessoas da sua área. Esses contatos podem ser professores da faculdade, profissionais formados que você admira, palestrantes e até estudantes do último ano do seu curso.

O importante é que você mantenha uma lista atualizada de contatos dessas pessoas (como e-mail, Whatsapp e Linkedin) para que você possa pedir orientações ou indicações a elas quando precisar. E lembre-se! O networking é uma via de mão dupla, então contribua também com essas pessoas. Vale indicar outros cursos, compartilhar notícias interessantes sobre a psicologia ou até mostrar aquele trabalho que te deu orgulho em fazer na faculdade.

Organize seus estudos

Nós já comentamos aqui que, quem começa a se preparar cedo tem vantagens, certo? Pois quanto mais você se organizar, mais rápido e mais fácil vai ser desenvolver a sua carreira! Você pode criar um cronograma de coisas que deseja estudar e de assuntos que te interessam.

Uma dica é criar pequenas metas a cada 3 ou 6 meses de coisas que você quer aprender e habilidades que quer desenvolver. Assim, você vai sentir que está evoluindo mais rápido e aprendendo muito sempre! E, claro, lembre sempre de reservar um tempo para descansar e também fazer atividades de lazer nas suas pausas.

Quer conferir dicas exclusivas para estudar melhor? Acesse aqui nosso curso Técnicas de Estudos Para Psicólogos!

Participe de cursos e eventos online

A faculdade nem sempre ensina todos os assuntos que um psicólogo precisa saber para ter uma carreira de sucesso. Por isso, nossa última dica é que você sempre busque se aprofundar com conteúdos diferentes. Aproveite os cursos online, simpósios e lives gratuitas.

psicologus psicologus