4 motivos que fazem o psicólogo perder pacientes

Conquistar um paciente novo é sempre algo bom, certo? Mas tão importante quanto ter novos pacientes, é manter na sua agenda os que você já atende! No entanto, às vezes alguns motivos levam o psicólogo a perder pacientes. Claro que existem muitos fatores para isso acontecer, mas hoje vamos te contar alguns deles.

Por que é importante fidelizar pacientes?

Você pode achar que, se perder um paciente, pode conseguir novos. Isso é verdade, porém fidelizar seus pacientes também é fundamental. Com pacientes regulares, você tem mais estabilidade financeira. Além disso, fica muito mais fácil fazer o tratamento adequado quando o paciente frequenta as sessões de forma prolongada.

Além disso, seus pacientes fixos tem muito mais chances de indicar seu trabalho para os amigos e familiares deles, pois esses pacientes já te conhecem há mais tempo e confiam em você. Outro fator importante é lembrar que, apesar da demanda por psicólogos estar crescendo, o mercado está com cada vez mais novos profissionais. Por isso, manter seus pacientes faz com que você cresça na sua carreira de forma estável.

Confira aqui dicas completas para atrair seus pacientes e fidelizar os que já frequentam a sua clínica!

Motivos que fazem o psicólogo perder pacientes

Agora que você já sabe porque manter seus pacientes fidelizados, veja alguns motivos comuns que fazem com que psicólogos perca pacientes e evite fazer todos eles no seu consultório!

Espera longa pela data de consulta

Quando o tempo para agendar a próxima consulta é muito longo, os pacientes costumam procurar outros profissionais. Isso pode acontecer se você lotar demais a sua agenda, por isso lembre-se de atender um volume de pacientes que não prejudique nem a você nem aos que já são regulares.

Desmarques

Desmarcar as consultas dos pacientes podem fazer com que eles fiquem irritados e desistam do atendimento. É claro que algumas vezes isso pode acontecer, caso você tenham um problema de saúde ou uma situação pessoal inesperada para resolver. Porém, evite ao máximo desmarcar qualquer consulta, pois você tem um compromisso com seus pacientes e eles esperam que o atendimento seja feito na data marcada.

Julgamento e falta de empatia

Um dos princípios básicos da psicologia é nunca julgar seus pacientes pelo que eles estão te contando. Julgamentos fazem com as pessoas se sintam intimidadas, desmotivadas ou até deprimidas, por isso nunca julgue nada que o paciente te disser. A falta de empatia por parte do psicólogo é um fator muito forte que faz as pessoas desistirem do tratamento.

Por isso, lembre sempre de ser o mais empático que puder, ouvir com atenção e acolher o paciente. Pacientes que se sentem confortáveis e seguros com certeza vão continuar procurando você para atendimento.

Falta de estudos: sim, o psicólogo pode perder pacientes se parar de estudar!

Acredite, o psicólogo que não continua estudando e se especializando pode perder pacientes! Uma pessoa que busca um especialista procura por um profissional que seja qualificado e bem informado. Dessa forma, manter seus estudos em dia e cada vez mais aprofundados é fundamental. Com isso, você vai poder atender seus pacientes de maneira mais assertiva e segura.

Para ajudar a todos os psicólogos que querem estudar cada vez mais e fidelizar seus pacientes, a Psicologus traz uma série de cursos especiais! Com nossos cursos, você ganha mais conhecimento de forma rápida e muito barata sobre diversos temas atuais da área da psicologia. Clique aqui e escolha seu novo curso de aprofundamento!

psicologus psicologus