Problemas de ansiedade: por que eles tem crescido?

A ansiedade é um problema que cresce de forma constante no Brasil. No entanto, as causas para o aumento dos problemas de ansiedade entre as pessoas são muitas. Esse crescimento faz com que cada vez mais pacientes procurem tratamento na psicoterapia. Por isso, saber tratar a ansiedade e suas diferentes formas é muito importante para o psicólogo.

Mas como reconhecer os sintomas da ansiedade e como tratá-los? Confira a seguir e veja também uma novidade para você que acompanha os cursos da Psicologus!

O que são problemas de ansiedade?

A ansiedade pode se manifestar em diferentes graus de intensidade. Cada pessoa também reage de um jeito ao se sentir ansioso ou ter crises de ansiedade. Primeiramente, é importante saber diferenciar estar ansioso de ter Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG), que é uma doença da área psiquiátrica e exige tratamento. Todos nós em algum momento ficamos ansiosos: seja para uma prova importante, uma entrevista de emprego, uma viagem, um encontro com alguém.

Entretanto, pessoas que têm o Transtorno de Ansiedade Generalizada sofrem de uma ansiedade constante e normalmente com efeitos muito mais sérios sobre a saúde física e mental. Em geral, pacientes com TAG possuem os seguintes sintomas quando estão passando por uma crise de ansiedade:

  • Comportamento compulsivo
  • Medo e apreensão constantes
  • Crises de choro
  • Palpitações ou taquicardia
  • Falta de ar

Além disso, pacientes com ansiedade generalizada costumam ter certas características mesmo quando não estão em crise. Essas características podem ser muito diversas, como por exemplo: medo de não ser julgado, preocupação de forma excessiva, medo de situações novas ou do futuro, perfeccionismo no trabalho ou nos estudos, apreensão para falar o que pensa ou fazer o que gosta.

Por que cada vez mais pessoas possuem problemas de ansiedade?

Cada vez mais pessoas são diagnosticadas com ansiedade generalizada ou sentem sintomas de ansiedade. A pandemia da COVID-19 é um dos principais motivos para isso. Segundo uma pesquisa do Conselho Nacional da Juventude (Cojuve), 51% dos jovens entrevistados afirmam sentir alguma forma de ansiedade e exaustão, além de ter problemas como insônia e mudança de peso por causa da pandemia.

Além disso, dados também mostram que, só em 2020, a busca por atendimento psicológico online cresceu 32%. Ao ficar em casa em isolamento e consumir tantas notícias sobre a doença, as pessoas tendem a se sentir cada vez mais ansiosas e inseguras.

No entanto, não é somente a pandemia que faz com que muitas pessoas se sintam ansiosas. A tecnologia e as redes sociais também podem afetar o quanto temos sentimentos de ansiedade, pois ao vermos a vida de outras pessoas sendo retratada de forma “perfeita” em fotos e vídeos, temos a tendência de sentirmos uma grande ansiedade com as nossas próprias vidas. Um levantamento feito pela faculdade FGV mostra que para 41% dos brasileiros, as redes sociais causam algum tipo de sensação de ansiedade.

Mas como o psicólogo pode ajudar nesses casos? Entenda a seguir!

A psicoterapia no tratamento da ansiedade

O psicólogo tem um papel fundamental no tratamento da ansiedade, pois o tratamento na psicoterapia ajuda o paciente a compreender os motivos e o levam a ficar ansioso e a lidar com os sentimentos de ansiedade. É importante que o psicólogo saiba identificar se o paciente também precisa de ajuda psiquiátrica, pois em alguns casos graves o tratamento com medicamentos também pode ser necessário.

Dessa forma, o psicólogo deve ajudar o paciente a compreender que a ansiedade é um sentimento natural, e mostrar técnicas e caminhos para que o paciente saiba lidar com ela no dia a dia. Se você tem interesse saber mais sobre como ajudar seus pacientes com ansiedade, fique atento, pois vem novidade por aí.

Nosso novo curso Transtornos de Ansiedade – Teoria e Prática estará disponível em breve na nossa plataforma com teorias, técnicas práticas e muitas informações sobre o tratamento de pacientes com ansiedade. Neste curso, você vai poder aprender muitos conteúdos sobre esse tema como por exemplo a classificação dos transtornos de ansiedade, técnicas cognitivas e comportamentais, mindfulness e muito mais. Não deixe de conferir!

psicologus psicologus