Trabalho multiprofissional: um aliado dos psicólogos

O psicólogo muitas vezes trabalha com outros profissionais. Quem está começando a atuar na área da psicologia pode até imaginar que ser psicólogo é lidar apenas com os próprios pacientes. Entretanto, em muitos casos, o psicólogo precisa trabalhar com especialistas de outras áreas. O trabalho multiprofissional pode acontecer em lugares como em escolas, hospitais e empresas. Nesses locais, o psicólogo pode atuar juntamente a outros times profissionais.

Você já parou para pensar em como trabalhar de forma multiprofissional pode ser um benefício para a sua carreira? Trouxemos aqui exemplos de como essa atuação em conjunto com outras áreas pode ser um grande diferencial para o seu trabalho como psicólogo!

O que significa o trabalho multiprofissional para o psicólogo?

Primeiramente, é preciso entender o que trabalho multiprofissional significa. No trabalho multiprofissional, o psicólogo pode atuar com nutricionistas, professores, pedagogos, psiquiatras, entre muitos outros. Além disso, no trabalho multiprofissional, o psicólogo deixa de ser um profissional que atua sozinho e passa a fazer parte de uma equipe de trabalho.

Essa forma de trabalhar é uma tendência que vem se tornando cada vez mais popular em muitas instituições. Ao se unir a outros profissionais, o psicólogo passa a atuar de forma mais abrangente. Dessa forma, o atendimento se torna mais humanizado, mais completo e mais próximo das necessidades do público que está sendo atendido. Por isso, é fundamental que o psicólogo saiba tem um bom relacionamento com profissionais de outras áreas.

Também é importante que o psicólogo compreenda de que forma seu trabalho e suas técnicas podem ajudar os pacientes que estão passando por tratamento com outros profissionais. Para isso, é fundamental que o psicólogo saiba conversar e alinhar seu trabalho com os demais especialistas envolvidos.

Onde o psicólogo pode trabalhar com outros profissionais?

Existem muitas situações onde o psicólogo pode ser parte de uma equipe multiprofissional. No entanto, quase todas essas atividades costumam acontecer fora do consultório. Por isso, se você está cogitando esse tipo de trabalho, precisa estar preparado para trabalhar em ambientes fora do tradicional da psicoterapia.

Escolas

Psicólogos estão sendo contratados para atuarem junto a professores e pedagogos nas escolas, pois o trabalho do psicólogo dentro das escolas tem um grande impacto na vida de crianças e adolescentes. Em uma escola, o psicólogo pode, por exemplo, ajudar os profissionais a identificarem crianças com dificuldades de aprendizado, auxiliar na resolução de conflitos e até mesmo identificar crianças em situações de vulnerabilidade, como casos de bullying ou de abusos físicos e emocionais por parte dos responsáveis.

Quer saber mais sobre como atuar como psicólogo escolar? Confira nosso curso “Psicologia escolar: conceitos e práticas” e aprenda como trabalhar no contexto da educação como psicólogo!

Hospitais

Hospitais também são lugares onde existem muitas oportunidades de trabalho multiprofissional para psicólogos. Em hospitais, o psicólogo normalmente atua junto às equipes médicas para fazer o acompanhamento emocional dos pacientes. Além disso, muitas vezes as famílias dos pacientes também recebem acompanhamento psicológico. Por este motivo, em hospitais também é bastante comum o trabalho junto a assistentes sociais.

Por se tratar de um ambiente onde a saúde mental muitas vezes é afetada por conta dos problemas físicos, os hospitais são locais onde o trabalho do psicólogo pode ser muito demandado. No entanto, é uma atividade bastante importante, e um campo de trabalho bem amplo para quem está na área psicologia.

Clínicas

Psicólogos podem atuar junto a outros profissionais clínicos, como psiquiatras, nutricionistas ou terapeutas ocupacionais, por exemplo. Nesses casos, o paciente atendido por esses profissionais pode receber um acompanhamento do psicólogo durante seu tratamento. Por isso, é necessário que o psicólogo saiba alinhar bem suas técnicas com o trabalho dos outros profissionais da clínica. Dessa forma, o paciente pode receber uma acompanhamento completo, para cuidar tanto de sua saúde física quanto mental.

Empresas

Psicólogos podem atuar em empresas com times dos mais diversos setores. Especialmente com o avanço da pandemia, muitas companhias tem investido em parcerias com psicólogos. Casos de burnout e estresse podem ser evitados com o auxilio psicológico para trabalhadores. e por isso as áreas de recursos humanos de muitas empresas têm procurado psicólogos auxiliar os funcionários neste momento.

Além disso, muitos setores estão se apoiando na psicologia como áreas de marketing e vendas, por exemplo. Com isso, nesses ambientes, o trabalho do psicólogo pode acontecer para realizar, por exemplo, ações de comunicação, experiência do consumidor, análise comportamental dos clientes e até mesmo estudos de técnicas de vendas.

Por ser um profissional que compreende as emoções humanas e estuda seus comportamentos, o psicólogo pode ser muito requisitado por empresas que buscam compreender melhor seu público.

Os benefícios do trabalho multiprofissional

Você deve estar se perguntando: “mas afinal, o psicólogo que escolhe estar em um time multiprofissional tem alguma vantagem?”. A resposta é sim! Existem muitos benefícios em trabalhar de maneira multiprofissional, como por exemplo:

  • Construir rede de contatos, conhecendo novos profissionais;
  • Desenvolver habilidades como empatia, boa conversação, resiliência e trabalho em equipe;
  • Conhecer novas formas de trabalho e diversificar suas áreas de atuação;
  • Aumentar a sua renda, tendo outras opções de trabalho além do atendimento clínico;
  • Ganhar mais conhecimento e experiência para atender os pacientes em sua própria clínica.

Se você quer começar a trabalhar em times multiprofissionais, um passo importante é se posicionar profissionalmente no mercado de trabalho para que instituições privadas reconheçam os seus serviços. Por isso, nossa dica final é conferir o nosso curso: Branding e gestão de marca profissional para psicólogos clínicos. Com uma marca pessoal forte, você estará mais preparado para se inserir em diferentes mercados multiprofissionais!

psicologus psicologus