O psicólogo também está vivendo a pandemia

A pandemia de COVID-19 já vem durando mais de um ano, afetando profissionais de diversas áreas e os psicólogos não estão de fora. Com o distanciamento social e todos os prejuízos causados por esse problema global, o psicólogo na pandemia se vê com cada vez mais trabalho. A busca por uma melhor qualidade de vida e cuidados com a saúde mental, trouxe mais clientes para os psicólogos. No entanto, esse aumento representa mais responsabilidades e rotinas mais corridas.

Por isso, é fundamental que o psicólogo também cuide da própria saúde mental nesse período. Com algumas técnicas simples, é possível ter mais saúde e mais tranquilidade para enfrentar esta fase, que está sendo difícil para todos.

Como a pandemia está afetando psicólogos?

Desde o início da COVID-19, você com certeza deve ter lido nas redes sociais e nas notícias muitos conteúdos sobre saúde mental. Essa pauta teve um crescimento imenso nas discussões sobre a COVID-19. As notícias sobre mortos e infectados, e o longo período longe da família e dos amigos naturalmente afeta a saúde mental.

No entanto, essa nova ansiedade diante desses problemas, fez com que muitas pessoas começassem a buscar atendimento psicológico. Uma pesquisa da consultoria de inteligência de mercado Ipsus mostra que 53% dos brasileiros afirmam ter sentido uma piora na saúde mental nesse período. Para os psicólogos, isso acabou significando mais atendimentos, contudo, isso não quer dizer que o psicólogo na pandemia não sofreu os efeitos dessa crise.

O aumento no volume de trabalho é sempre um fator que pode levar a maior estresse quando o tempo e o equilíbrio não são bem administrados. Além disso, como qualquer pessoa vivendo essa situação, o psicólogo também está sujeito a se sentir tenso, ansioso, desmotivado e preocupado. Problemas psicológicos como o a depressão e a ansiedade também atingem psicólogos, especialmente em épocas de crise como essa.

Ainda, o home office e os atendimentos online trabalhando dentro de casa contribuem para que a sensação de isolamento e angustia cresçam. Durante a pandemia, a maioria dos psicólogos passou a trabalhar em casa, atendendo virtualmente. Dessa forma, esses profissionais também sentiram os efeitos que muitos outros trabalhadores sentiram ao deixar ao escritório (ou, no caso, o consultório).

Sou psicólogo na pandemia: o que devo fazer?

Primeiramente, é preciso ter como foco que a sua saúde mental é tão importante quanto a dos seus pacientes, mas que se você não cuidar de si mesmo antes, não vai poder ajudá-los. Você pode pensar nesse momento como aquelas situações em que voamos de avião: a instrução de segurança em caso de emergência é sempre colocar a máscara de oxigênio em si mesmo primeiro. A mesma lógica vale para esse caso: se você não estiver mentalmente saudável, não vai conseguir ajudar os pacientes que também precisam de apoio.

Aqui vale lembrar que, da mesma forma que seus pacientes precisam de terapia, você também pode precisar. Muitos psicólogos acabam negligenciando o atendimento psicológico a si mesmo, quando sabemos que essa é a melhor forma de cuidar da saúde mental. Seja na pandemia ou em tempos normais, é sempre importante que o psicólogo também frequente um psicoterapeuta e cuide das próprias emoções.

Dicas de autocuidado na pandemia

Você também pode seguir algumas dias simples para aliviar a tensão nesse período:

  • Saia para caminhar ou pratique exercícios ao ar livre – mas sem esquecer da máscara e do distanciamento social! A prática de esportes libera endorfina, o hormônio do bem estar, e o contato com a natureza e o ar puro trazem sensação de calma e tranquilidade.
  • Faça pausas: entre um atendimento e outro, procure reservar alguns minutos para você e faça atividades não relacionadas ao trabalho. Pode ser ler algumas páginas de um livro de ficção, brincar com seu pet ou até mesmo mandar um meme das redes sociais para um amigo e darem risada juntos.
  • Entenda que não estamos vivendo um período normal, por isso, não se cobre: a auto cobrança é uma das maiores vilãs da pandemia. Assistir lives, estudar, trabalhar, o tempo em casa se tornou uma grande competição entre as pessoas sobre quem é o mais produtivo. No entanto, fuja desse ciclo! O momento que estamos vivendo é conturbado e ninguém precisa ser super produtivo durante uma crise global.
  • Saiba administrar o home office: ter seu consultório em casa não significa trabalhar o tempo todo. Imponha limites de horário a si mesmo. Além disso, use esse tempo em casa para se dedicar a outros hobbies além do trabalho.

Esperamos que as nossas dicas tenham te ajudado a compreender melhor a situação do psicólogo na pandemia. Apesar do período em que estamos vivendo, lembre-se de se priorizar e cuidar de você!

psicologus psicologus