Psicólogos que fogem dos números: não seja um. Entenda o porquê

Quando você escolheu a carreira de psicólogo, certamente contas de matemática, estatísticas ou até mesmo tabelas do Excel não passavam pela sua cabeça? Pois se você está estudando psicologia, ou já trabalha na área, saiba que esse pensamento é um engano! Você pode até fazer parte do grupo dos psicólogos que fogem dos números, mas nós vamos te ajudar a mudar isso!

É possível entender de dados e números de forma fácil e prática, e isso é muito importante para a sua carreira como psicólogo. Saber organizar suas finanças pessoais e o orçamento do seu consultório por exemplo, são apenas algumas das vantagens que você terá por fazer dos números uma nova ferramenta na sua vida.

Por que existem psicólogos que fogem dos números e como não ser um deles?

Se só de pensar em números você já se sente estressado, ou lembra com tristeza das provas da escola em que você sofria para estudar, saiba que essa fase passou. Comece a pensar nos números como ferramentas de trabalho. Muitas pessoas que não gostam das áreas de exatas não foram incentivadas de forma correta na infância e na adolescência a entender os números, e por isso acabam se tornando adultos que se sentem desconfortável trabalhando com essa área. Felizmente, a internet hoje já traz muitas ferramentas para entender os números de forma mais fácil.

Vamos imaginar que você montou o seu consultório, o seu próprio negócio na área da psicologia. Você consegue imaginar psicólogos que fogem dos números sendo bem sucedidos? Para transformar o seu negócio em algo rentável e de sucesso, é preciso ter uma visão completa de tudo o que está acontecendo na sua empresa ou consultório, como:

  • O seu volume mensal de pacientes ou clientes
  • Suas estratégias de divulgação (nas redes sociais, por exemplo)
  • Seus gastos (aluguel do seu consultório, materiais, eventuais funcionários)
  • Investimentos pagos na sua carreira (cursos, workshops, livros virtuais)

Tudo isso são coisas que envolvem dinheiro e números! Você precisa, por exemplo, saber quantos pacientes você atende para otimizar o atendimento; Além disso, precisa compreender dados e métricas de redes sociais para divulgar seu trabalho (e fazer as contas para saber quando e como investir dinheiro nesses canais para anunciar seus serviços); E ainda, controlar seus gastos para que eles não sejam maiores do que o seu lucro.

Ser psicólogo pode não parecer uma atividade ligada a números, mas ter ser próprio consultório é ter um empreendimento. Por isso, saber se organizar é fundamental. Agora conheça algumas formas e ferramentas digitais para te ajudar e não ser mais um psicólogo que foge dos números!

Como lidar melhor com números sendo psicólogo?

Você já percebeu como é fundamental fazer as pazes com os números. No entanto, você não precisa ser nenhum especialista em matemática ou em economia para trabalhar com o básico de dados e números na sua carreira. Você pode começar com ações simples, usando ferramentas como:

1. Conta Azul

App de controle financeiro para pessoas jurídicas. Ser psicólogo é saber empreender a administrar seu negócio, por isso o Conta Azul pode te ajudar a organizar as finanças do seu consultório. Também possui opções de controle de orçamento para quem é Microempreendedor Individual (MEI).

2. Minhas Economias

Além de organizar as finanças do seu empreendimento como psicólogo, você também precisa saber cuidar da sua vida financeira pessoal. Para isso, o app Minhas Economias pode te ajudar, pois lá você pode lançar todas os seus ganhos, despesas pessoais e, inclusive, controlar parcelamentos e transações bancárias.

3. Mobilis

Como este aplicativo você também pode controlar suas despesas na nuvem (de forma online ou offline), planejar metas para poupar dinheiro e gerenciar cartões de crédito. Além disso, outra vantagem é que o Mobilis oferece suporte técnico para dúvidas totalmente em português.

Viu como organizar a parte financeira do seu consultório é algo que pode ser feito de forma muito simples, até diretamente pelo seu celular? Se você ainda tem dúvidas sobre como começar a entender melhor o uso dos números na sua carreira como psicólogo, não deixe de conferir também os cursos Gestão financeira para psicólogos e Precificação dos serviços na psicologia clínica!

Comece agora a mesmo e faça dos números os seus novos aliados na sua jornada profissional na psicologia!

psicologus psicologus