Ao escolher a psicologia como carreira, você provavelmente considerou ou ainda considera atuar na área da clínica. Apesar de ser uma das áreas mais conhecidas dentro da psicologia, a psicoterapia não precisa ser a única opção do psicólogo clínico. Para ter uma renda mais estável e também ganhar mais conhecimento e mais contatos dentro do mundo profissional, o psicólogo clínico pode ter outras formas de trabalho.
Se você quer atuar na clínica mas também quer diversificar seus serviços, conheça algumas opções a seguir!
Por que o psicólogo clínico precisa ter outras formas de renda?
A psicologia clínica normalmente atua com a psicoterapia, e essa área de trabalho costuma ser uma das mais conhecidas por psicólogos que estão começando a carreira. No entanto, você não precisa fazer da psicoterapia clínica seu nicho exclusivo de trabalho. O psicólogo que diversifica sua atuação se torna um profissional mais dinâmico, mais bem informado das tendências do mercado e, é claro, mais bem remunerado.
Isso porque ao ter múltiplas áreas de atuação, o psicólogo passa a conhecer novas técnicas e a estudar materiais diferentes e aumenta o seu networking. Na carreira do psicólogo, é muito importante ter conexões interpessoais com outros profissionais e clientes diferentes, como empresas, ONGs, instituições de ensino e diversos outros locais. Mas, para isso o profissional precisa ir além da psicoterapia e se desenvolver em áreas diferentes do consultório.
Além disso, tenha sempre em mente que a renda como psicólogo clínico é bastante variável, pois o rendimento nos primeiros anos vai depender da quantidade de pacientes e dos valores que você cobrar pelas suas consultas. Com a crise em 2020, muitas pessoas que trabalham de forma autônoma, como psicólogos clínicos, tiveram sua renda prejudicada. Por isso, nem sempre é fácil lotar a agenda e ainda encontrar pacientes dispostos a pagar pelos valores que você deseja. Logo, outras formas de renda sempre são bem vindas.
Além da psicoterapia: o que mais o psicólogo clínico pode fazer?
O psicólogo que quer diversificar seu trabalho tem muitas opções disponíveis. Atualmente, a psicologia é um campo muito extenso e bem visto por diversos outros setores, como multinacionais e até mesmo empresas de marketing. Isso porque, ao estudar o comportamento humano, o psicólogo possui conhecimentos importantes que podem ser muito úteis para as relações internas de trabalho e até mesmo para as estratégias de vendas das empresas. Confirma algumas possibilidades de atuação do psicólogo clínico.
Palestras e workshops
Muitos clientes buscam psicólogos que saibam falar de forma aprofundada e ao mesmo tempo atrativa sobre temas específicos. Procure se especializar no nicho que você mais gosta dentro da psicologia e criar palestras e workshops criativos que você possa vendar como serviço. Essa é uma ótima forma de criar contatos dentro de outras empresas e conhecer mais clientes em diversas áreas.
Caso você opte por esse formato, é importante ter em mente que o seu conteúdo precisa ser algo diferenciado e inédito. Para ter vantagem sobre outros profissionais psicólogos que também são palestrantes, busque temas diferentes e interessantes. Caso o seu público sejam pessoas de fora da área da psicologia, lembre de evitar termos muito técnicos. Por fim, também vale incluir histórias pessoais no seu discurso e ser breve, para evitar deixar a palestra longa e cansativa.
Cursos e mentorias
Os cursos e as mentorias para empresas ou para clientes individuais também são uma ótima opção de renda extra. Cada vez mais pessoas buscam por novas formas de aprendizado, então que tal fazer disso uma oportunidade? Aqui, também é importante ter o seu nicho bem definido e se aprofundar bastante em temas específicos. Assim, você vai poder falar com propriedade sobre os assuntos que mais gosta, e transformar esses temas em cursos.
Aqui é bastante importante definir o seu público alvo, ou seja, as pessoas para quem você quer vender o seu curso ou a sua mentoria. Dessa forma, você pode criar conteúdos voltados totalmente para esse público e até segmentar seus anúncios na internet caso escolha vender online. Se você está começando a vender seus serviços virtuais, não deixe de conferir o curso: Marketing Digital para Psicólogos!
Uma dica para quem quer começar a criar o próprio conteúdo é criar perfis nas redes sociais exclusivos para mostrar o seu trabalho. O Instagram, Linkedin e até mesmo o TikTok podem ser canais muito úteis para mostrar para as pessoas que você domina os temas dos seus cursos e atrair clientes para comprar o seu serviço.
Rodas de conversa e grupos terapêuticos
O grupo terapêutico ou as rodas de conversa vêm se tornando uma forma de psicoterapia muito popular. Nesse formato, o foco é o diálogo entre os participantes e o psicólogo atua como um mediador entre as as pessoas. Esse modelo de psicoterapia, mesmo que de forma virtual, tem se tornado popular, principalmente com o distanciamento social e o aumento de pacientes que buscam por ajuda para lidar com a saúde mental.
Para os pacientes, os grupos terapêuticos trazem vários benefícios como mais interação social e a capacidade de lidar melhor com as relações interpessoais. Por ser mais parecido com o trabalho da psicoterapia tradicional, esse formato é ideal para quem está começando a buscar outras formas de atuação fora da clínica, mas ainda não se sente pronto o bastante para dar um curso ou palestra.
E você, já considerou alguma dessas possibilidades ou outras para sua carreira? Lembre-se que você sempre pode trabalhar com o que ama na psicologia, mas sempre é possível encontrar novas formas incríveis de crescer no universo dessa profissão!