Psicólogo não para de estudar: como conciliar com a profissão?

Se você acha que seus estudos como psicólogo terminam assim que a faculdade acaba, saiba que isso não é verdade! Para ficar sempre atualizado das principais tendências do mercado e técnicas da profissão, o psicólogo estuda sempre. Mas como conciliar tanto estudo com a rotina de trabalho?

Sabemos que colocar algumas horas ou até mesmo minutos de estudo na agenda do dia não é fácil. No entanto, cada psicólogo ou estudante de psicologia precisa ter em mente que os estudos são mais do que parte de sua carreira. Estudar é principal forma de garantir um atendimento de qualidade aos seus pacientes e de crescer na profissão.

A importância dos estudos para o psicólogo e para o estudante universitário

Atletas profissionais nunca param de treinar, mesmo quando são os melhores em seus esportes, certo? Pois com o psicólogo o estudo funciona da mesma forma que o treino. Ao ser um psicólogo que estuda com frequência, suas habilidades nessa área vão estar sempre se desenvolvendo. Além disso, a psicologia está sempre passando por atualizações, e são os estudos que vão ajudar você a se manter em dia com as principais técnicas e conhecimentos.

Para o estudante universitário de psicologia os estudos têm um papel ainda maior, e devem ser o foco durante os anos de faculdade. Por isso, é fundamental que o estudante busque outras maneiras de complementar os estudos durante a fase em que é universitário, como cursos extras online, webnairs e também ler artigos da sua área.

Continuar os estudos depois de graduado também é muito importante, e existem diversas formas de fazer isso:

  • Busque por pós-graduações na sua área
  • Faça cursos livres de outras universidades diferentes da sua o de plataformas de estudos
  • Procure conteúdos da sua área de interesse profissional nas redes sociais como e-books e vídeos.

Consumir esses materiais com frequência fará a sua mente nunca perder o ritmo de estudos. Ainda, para quem tem como foco trabalhar com psicologia clínica, estudar mais sempre fará com que você tenha mais vantagens sobre outros profissionais. Também irá te ajudar a estar mais preparado para enfrentar os desafios do mercado e a atender de forma mais precisa e eficiente os seus pacientes.

Estratégias para o psicólogo que estuda

Mas afinal, com tantas coisas para aprender e fazer na rotina, como o psicólogo estuda conciliando o aprendizado com a rotina? Existem diversas estratégias para colocar mais estudos no seu dia, como:

  • Antes de organizar os estudos, organize o restante da sua rotina, com as tarefas como trabalho, faculdade ou cuidados com a casa. Entre uma atividade e outra, procure intercalar momentos de estudos com momentos de pausa.
  • O descanso também é importante: estudar de forma saudável é saber respeitar os seus limites. Intercale os momentos de trabalho e estudos com pausas de alguns minutos para descansar ouvindo uma música, preparando uma refeição ou se alongando. O descanso é tão importante quanto o estudo para que você absorva o que aprende.
  • Mais qualidade do que quantidade: manter uma frequência de estudo todos os dias vai trazer mais resultados do que estudar de forma muito intensa apenas algumas vezes por mês. Tente começar com 10 ou 15 minutos por dia e ajuste esse tempo conforme as suas necessidades.
  • Faça do estudo um momento de prazer. Se ler textos enormes ou assistir muitas horas de aula parece algo tedioso e cansativo, busque formas de estudar que sejam prazerosas. Procure por diferentes formatos de estudo como vídeo-aulas curtas, podcasts ou aplicativos com conteúdos rápidos. Lembre-se: mesmo que sejam apenas alguns minutos, o importante é criar uma frequência de estudos.

Técnicas para estudar mais e melhor

Quer aprender tudo sobre organização de estudos e todas as técnicas e estratégias que um psicólogo precisa saber para estudar melhor? Acesse aqui nosso novo curso “Técnicas de estudos para psicólogos”.

Por fim, esperamos que essas dicas te ajudem com seus estudos na área de psicologia e te motivem a abraçar a atividade de estudar com uma parte essencial da sua vida como psicólogo. Afinal, o conhecimento sempre nos leva mais longe!

psicologus psicologus