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Como abrir um consultório psicológico de sucesso em 10 passos

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Montar um consultório de psicologia é uma forma de empreender e atuar de maneira autônoma no segmento. Porém, à primeira vista, essa tarefa pode não parecer das mais simples. Afinal, o profissional precisa não somente atender os pacientes, mas também planejar, lidar com as burocracias, gerenciar e tornar a clínica competitiva no mercado.

A boa notícia, entretanto, é que até mesmo quem não possui experiência com empreendimentos pode abrir um consultório. Quer saber como? Confira a seguir 10 passos para abrir um consultório de sucesso.

1 – Profissional autônomo ou empresa?

Legalmente, o psicólogo possui a opção de registrar-se como profissional autônomo e atuar como pessoa física ou então abrir uma microempresa e atuar como pessoa jurídica. Vale lembrar que na opção PJ a atividade de psicoterapia não pode ser enquadrada na modalidade de microempreendedor (MEI).

Os profissionais autônomos recolhem mensalmente o Imposto de Renda e isso pode significar pagar mais impostos do que ao abrir uma microempresa. Além disso, o profissional que atua como pessoa jurídica pode emitir notas fiscais com mais facilidade, ter funcionários e se formalizar. Essa inscrição e a solicitação do CNPJ devem ser realizados junto à Receita Federal.

Leia também: 5 coisas que a faculdade de psicologia NÃO te ensina (mas deveria!)

2 – Contrate um serviço de contabilidade

O empreendedor, especialmente aquele que não possui experiência prévia e que deseja abrir uma empresa, irá precisar de um bom profissional contábil para facilitar o planejamento e diminuir o prazo de abertura do consultório.

Além disso, ter um contador é essencial para todas as atividades legais que você precisar executar, não somente para auxiliar o trâmite da abertura da clínica mas também com o possível registro de funcionários e os recolhimentos necessários sobre a folha de pagamento destes. Afinal, uma multa sobre qualquer problema legal ou tributário do consultório pode sair muito caro!

Mas entendemos que no inicio da carreira muitos psicólogos preferem não contratar o serviço, recomendamos nesses casos que fique atento com a gestão financeira do seu consultório para evitar transtornos.

Para entender um pouco mais sobre finanças e contabilidade, conheça nosso curso “Gestão Financeira para Psicólogos Clínicos”

3 – Defina a localização do consultório

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Além da opção de um espaço exclusivo, próprio ou alugado, existe também a possibilidade de locação de salas comerciais, consultórios compartilhados e até mesmo atendimento em casa. Lembrando que nesse último caso deve-se seguir alguns parâmetros específicos, não é só atender na sala de estar.

Idealmente, o local escolhido deve ser de fácil acesso, compatível com o público-alvo, oferecer transporte público e privado, segurança, facilidade para estacionar, dentre outros.

Porém, antes de mais nada, é primordial verificar se o espaço escolhido respeita as leis municipais. Deve-se realizar uma consulta prévia com o objetivo de checar se é permitido o exercício da atividade de psicologia no local escolhido para a abertura da empresa.

4 – Conheça os demais procedimentos legais

Agora que você já decidiu se seu consultório será uma empresa e possui a localização definida, é hora de realizar os trâmites legais junto à seu contador. É necessário registrar em cartório o contrato social. Verifica-se também os antecedentes do profissional e se existe alguma empresa registrada previamente com o nome pretendido.

Após essa etapa, solicita-se alguns documentos junto à Receita, como o CNPJ e a Inscrição Estadual. O estabelecimento deve possuir ainda certificados, como o Alvará de Funcionamento, concedido pela Vigilância Sanitária e a regularização junto ao Corpo de Bombeiros. Por fim, para poder funcionar como consultório de psicologia, o estabelecimento deve ter registro no Conselho Federal de Psicologia (CFP).

Conheça o curso “Como abrir um consultório de psicologia”.

5 – Invista na infra-estrutura

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De modo geral, a estrutura básica de um consultório deve possuir um espaço dedicado ao atendimento inicial, como uma recepção, banheiros, salas de atendimento e alguma sala de apoio, para execução de atividades administrativas e armazenamento de possíveis materiais de apoio.

É importante ainda lembrar algumas normas e padrões exigidos pelos órgãos de regulamentação. Conforme o indicado pelo SEBRAE, seguem alguns exemplos:

  • Banheiros adaptados para deficientes e que contenham material básico de higiene;
  • Salas de atendimento com no mínimo 7,5m²;
  • Iluminação compatível com o tamanho da sala;
  • Ventilação adequada dependendo do ambiente.

Assim, o espaço oferece conforto e não corre nenhum risco legal. Não se esqueça de investir em itens que possam garantir aconchego e conforto ao ambiente!

Leia também: Posso montar meu consultório psicológico na minha casa?

6 – Verifique a necessidade de contratação de funcionários

Em geral, para garantir um bom desempenho, o consultório pode necessitar de um administrador, que pode ser o próprio psicólogo, um recepcionista ou auxiliar, para atender os pacientes, agendar e cuidar de serviços gerais administrativos e um auxiliar de limpeza.

Porém, a contratação de colaboradores depende do tamanho da clínica e do número de atendimentos prestados. Muitas vezes, no início, o próprio psicólogo empreendedor irá assumir mais de uma função. A gestão financeira, os lucros, investimentos disponíveis e a velocidade de crescimento do negócio irão ditar essa necessidade.

7 – Conheça prováveis clientes e nichos de mercado

O psicólogo pode segmentar seus clientes para entender melhor o mercado e planejar de forma mais assertiva sua estratégia de comunicação. Deve também conhecer seus concorrentes.

Alguns diferentes nichos existem no universo da psicologia e psicólogo deve pesquisar seu mercado e avaliar a viabilidade de atuação. Se posicionar é extremamente importante para alcançar o nicho escolhido, para isso o profissional pode e deve utilizar diversos meios de comunicação e redes sociais ao seu favor.

8 – Divulgue seu trabalho e construa um nome forte

Propaganda é e sempre será a alma de qualquer negócio e por isso merece atenção. Em um consultório, a primeira estratégia de marketing deve ser atrair olhares através  de um espaço bonito, com uma bela fachada, boa disposição dos móveis e decoração.

Trabalhe com materiais impressos, como folders, flyers e cartões de visita e mantenha-se sempre munido destes para se posicionar, mas não se esqueça de se comunicar com o nicho por meio das redes sociais. A divulgação deve tornar a empresa e seus serviços conhecidos. Confira nosso curso de Branding e saiba como construir uma marca de sucesso.

9 – Invista em marketing digital

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Atualmente, todo negócio que deseja crescer deve estar online e seu consultório não deve ser diferente. Seja e-mail, site, página no Facebook, Instagram, canal no Youtube ou qualquer outro meio, a internet é uma forma barata e eficaz de ganhar visibilidade, confiança e novos pacientes.

Invista em estratégias digitais para a divulgação de seu negócio e disponibilize informações confiáveis, precisas, relevantes e atualizadas sobre sua clínica. Você pode saber tudo sobre marketing digital para psicólogos aqui.

Leia também: 5 dicas de Marketing que todo psicólogo precisa saber

10 – Mantenha-se atualizado

Ter formação superior em psicologia é o passo zero para iniciar nesse ramo. Porém, para manter seu consultório, é necessário que você esteja sempre atualizado, tanto com relação ao serviço prestado quanto à gestão do negócio. Conheça o que há de mais atualizado, afinal, a psicologia é uma ciência e novos estudos e técnicas são constantemente descobertos e conhecidos.

Para isso, conte conosco. A Psicologus oferece cursos atualizados e novidades semanais, trabalhando sempre com profissionais capacitados e de excelência no ramo da psicologia. Se você busca o sucesso, não deixe de conferir!

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Thiago Thiago