5 dicas de marketing que todo psicólogo precisa saber

Foto de capa - 5 dicas de marketing para psicólogos

Atender pacientes, prestar o melhor serviço possível e ainda se preocupar com a saúde financeira do negócio: todo psicólogo, especialmente da área clínica, passa por isso. O consultório é um empreendimento e, como qualquer outro, necessita estratégias de marketing para prosperar.

Muitas vezes, porém, isso não é algo ensinado durante o curso de Psicologia e os profissionais podem encontrar dificuldades ao longo desse caminho. Confira a seguir 5 dicas de marketing que nós acreditamos que todo psicólogo precisa saber.

1 – Divulgue sem ferir a ética profissional

Um trabalho de marketing bem feito pode promover e estimular cada vez mais seus serviços. O diferencial da psicologia é que lidamos diretamente com pessoas e que estas, muitas vezes, encontram-se vulneráveis emocionalmente. Por isso, existem algumas determinações para possibilitar a divulgação e manter os princípios de ética e empatia exigidos nessa carreira.

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) tem essas recomendações, disponíveis no Código de Ética. Seguem alguns exemplos:

  • Psicólogos não devem utilizar preços ou sensacionalismos como forma de propaganda;
  • Todas as técnicas ofertadas devem ser regulamentadas no CFP;
  • Qualquer comunicação deve incluir nome e número de inscrição do psicólogo responsável.

Leia também: O que ninguém te conta sobre começar a trabalhar em psicologia

2- Defina seu público-alvo

Tudo bem atender diversos tipos de público, mas na hora da divulgação é importante ter um nicho definido. Sendo generalista, o psicólogo corre o risco de passar a impressão de superficialidade. Quanto mais focado em mostrar que atende um grupo específico, maior será a sua especialização nessa área e, dessa forma, mais fácil será tornar-se uma referência.

Por isso, pergunte-se: você atende mais jovens ou adultos? Gosta de atender algum tipo de caso específico? Focar no público que mais se identifica pode também ajudar e muito nas estratégias de marketing.

3- Invista em Marketing Digital

Imagem - 5 dicas de redes sociais para psicologos - Psicologus cursos online

Atualmente, todo negócio que deseja crescer deve estar online. Seja e-mail, gerenciamento através do Whatsapp, anúncios no Google, páginas no Facebook, Instagram, canal no Youtube… Enfim! As redes sociais são uma forma barata e eficaz de ganhar visibilidade, confiança, recomendações e novos clientes.

Não deixe de conferir nosso curso sobre Marketing Digital com tudo que você precisa saber, do básico ao avançado, para conquistar muito espaço com as ferramentas online!

4- Produza conteúdo online

Uma vez presente no meio digital, trabalhe com a produção de conteúdo, como artigos informativos, textos diversos, dicas e imagens inspiracionais. Materiais educativos e de qualidade, quando dedicados à seu público-alvo, podem ser a ferramenta que você precisa para criar uma relação de confiança com possíveis clientes e aumentar o alcance da sua audiência.

A divulgação desse trabalho, conhecido como Inbound Marketing, ocorre através de sites, blogs, redes sociais, dentre outras mídias.

5- Invista em capacitação – e nunca deixe de aprender!

Para ganhar destaque no mercado, é importante manter-se atualizado através de cursos, treinamentos e especializações. Tenha em mente que, quanto mais direcionado para seu público, melhor será seu currículo.

Utilize as redes sociais para divulgar novos conhecimentos adquiridos. Isso não somente mostra que você possui um currículo cada vez mais recheado, mas também pode atrair novos clientes que se interessem pelo tema.

Procure sempre métodos reconhecidos! A Psicologus oferece um portfólio bastante abrangente de cursos online, elaborados por profissionais de destaque, com emissão de certificados e atualizações semanais.

Esperamos que essas dicas fundamentais sejam úteis para psicólogos que buscam crescimento através do marketing digital e offline. Até a próxima!

Leia também: 5 coisas que a faculdade de psicologia NÃO te ensina (mas deveria!)

Thiago Thiago