5 coisas que a faculdade de psicologia NÃO te ensina (mas deveria!)

Entramos na faculdade de psicologia com expectativas altíssimas e o sonho de sair de lá como profissionais graduados. Mais que um diploma, a graduação significa conhecimento e experiência para exercer a nossa profissão de forma plena. Ou pelo menos deveria. Na verdade, ao terminar faculdade percebemos que ela falhou em nos ensinar alguns pontos cruciais para que possamos ser profissionais bem sucedidos.

Nesse post listamos as cinco principais habilidades que deveríamos aprender na faculdade, mas não aprendemos:

1 — Como conquistar pacientes

Seu consultório também é uma empresa, e para que ela seja bem-sucedida é essencial que as pessoas saibam que ela existe. Por isso mesmo todo psicólogo deveria ter aulas de marketing. Embora o Código de ética da psicologia estabeleça regras para divulgação de serviços psicológicos, ainda existem milhares de possibilidades para fazer um marketing eficiente e responsável.

Se não sabe por onde começar, conheça alguns cursos online  da Psicologus:

Marketing Digital para Psicólogos: Do Básico ao Avançado;

Estratégias para atração de pacientes na clínica psicológica;

Construindo o seu nicho na psicologia.

2 — Como administrar seu tempo

Como diz o ditado: tempo é dinheiro. Ter habilidades em planejamento e gestão de tempo pode trazer mais retorno financeiro. Mais do que isso: psicólogos que sabem administrar seu tempo atrasam menos, produzem mais, têm relações melhores com seus pacientes e aumentam o bem-estar na vida pessoal. Já passou da hora de falar sobre esse tema dentro da faculdade do jeito certo, que não é simplesmente cobrar prazos apertados.

3 — Como lidar com dinheiro

Por mais bonito que seja nosso ofício, para ter sucesso financeiro e não se enrolar nas dívidas é essencial saber o truque do PAC, ou seja: Pague As Contas! Noções básicas de finanças vão garantir que você não fique no vermelho. Montar um consultório envolve lidar com dinheiro diariamente. É necessário fazer fluxo de caixa, entender sobre contabilidade, impostos e cobrar corretamente pelas consultas.

Aprenda a gerir a parte financeira da sua clínica com o curso:

Gestão financeira para psicólogos;

Precificação dos serviços na psicologia clínica

Se quiser aprender mais sobre isso, baixe nosso e-book GRATUITO “Por Que os Psicólogos Iniciantes Estão Cobrando Errado pelas Sessões”.

4 — Como estruturar seu consultório psicológico

O ideal seria que os psicólogos saíssem da faculdade sabendo a forma correta de montar um ambiente terapêutico, estabelecer contato com os primeiros pacientes, realizar os registros, fazer encaminhamentos e finalizar as sessões, entre outros. Porém a grande maioria dos psicólogos chega ao mercado sem saber nada sobre isso e precisa aprender tudo sozinho.

Uma boa maneira de aprender sobre esse assunto é fazer cursos extracurriculares, como esse curso online de Instrução para o exercício da prática clínica.

5 — Como ser inovador na psicologia

É fundamental estudar sobre os grandes pensadores acadêmicos e aprender sobre suas descobertas nos campos teóricos. Mas não adianta focar apenas no passado, sendo que existem tantas possibilidades no futuro. E não falo apenas de novas descobertas acadêmicas, mas também sobre maneiras inovadoras de exercer nossa profissão. Hoje em dia existe atendimento online, aplicativos, tecnologia, internet e todo um novo universo digital a ser explorado. Sempre há espaço para inovar e a faculdade devia nos lembrar disso!

Aprenda sobre como se posicionar no Instagram com o curso Instagram para psicólogos.

• • •

Isso não quer dizer que a faculdade de psicologia não ensina nada. E tampouco vamos sair por aí dizendo “não faça faculdade de psicologia”. Pelo contrário, queremos apenas apontar essas falhas do sistema de ensino superior e promover a busca por soluções. A Psicologus Cursos Online faz sua parte, mas todo mundo pode colaborar para uma melhoria desse cenário.

Leia também: Como abrir um consultório psicológico de sucesso em 10 passos

Thiago Thiago